Notícias

Big Carl: o maior guindaste do mundo está em operação novamente

Big Carl: o maior guindaste do mundo está em operação novamente

É a maior e a mais forte máquina de levantamento terrestre do mundo.

É a maior e a mais forte máquina de levantamento terrestre do mundo.

Chamado de Big Carl, o maior guindaste do mundo foi utilizado nesta semana em obra da usina nuclear Hinkley Point C, na Inglaterra.

O guindaste foi utilizado para instalar a segunda seção de um anel de aço pré-fabricado, com 47 metros de diâmetro e 17 metros de altura, em torno do segundo reator nuclear.

Há 11 meses atrás, o Big Carl já havia sido utilizado para içar um anel semelhante no primeiro reator.

Leia mais

 

O poderoso Big Carl

O guindaste foi projetado pela Sarens, um serviço de aluguel de guindastes com sede na Bélgica.

A estrutura toda foi enviada de Ghent, Bélgica, para o local do projeto Hinkley Point C em Somerset, Reino Unido, em mais de 250 caminhões durante um período de meses.

O Big Carl tem 250 metros de altura, mais alto do que o comprimento de dois campos de futebol.

Ele foi projetado para transportar até 5 mil toneladas em um único elevador – o equivalente a 32 casas de um andar ou 1.600 carros, e é movido por 12 motores.

Içamento do anel de aço – Reator 2. Fonte: Newcivilengineer.

Em 15 de setembro, a Big Carl ergueu uma impressionante laje pré-moldada de 388 toneladas de concreto e vergalhão. Quando combinado com as 118 toneladas de acessórios de elevação necessários para movimentar a carga, o peso total ficou em 506 toneladas.

Big Carl. Fonte: BBCnews.

Normalmente, os trabalhadores da usina utilizam o guindaste para cerca de 20 dos 1.000 içamentos que fazem por mês. A maior parte é realizada com outros 50 guindastes de torre.

“O Big Carl não foi implantado em Hinkley Point C para realizar vários içamentos pequenos por dia, mas sim para içar componentes grandes e significativos, como lajes de concreto pré-moldado, gaiolas de vergalhão e equipamentos”, disse Ashley Daniels, chefe de elevação da obra, em entrevista à International Cranes.   

 

 

FONTE: Big Carl: o maior guindaste do mundo está em operação novamente - Blog Canal da Engenharia