Notícias

Gigantes do oceano: os 5 maiores guindastes que operam no mar

Gigantes do oceano: os 5 maiores guindastes que operam no mar

No mar, esses equipamentos são instalados em navios, formando os “navios-guindaste”, que são usados principalmente para instalações de construção e atividades de salvamento em alto mar.

Guindastes já são por si só verdadeiras maravilhas da engenharia.

Poderosos, gigantes e imponentes, esses equipamentos são utilizados principalmente para elevação de cargas pesadas, onde o princípio físico da vantagem mecânica permite o movimento dos objetos além da capacidade humana.

Não se sabe ao certo a origem desses equipamentos, mas a história nos conta que os primeiros protótipos possivelmente eram dos gregos, que utilizaram equipamentos de madeira para erguer e movimentar cargas utilizando a força de homens e de animais.

Hoje, essas máquinas são frequentemente empregadas em indústrias, terminais portuários e aeroportuários, para descarregar e carregar contêineres, organizar materiais pesados em grandes depósitos, movimentação de cargas pesadas na construção civil e as conhecidas pontes rolantes ou guindastes móveis muito utilizados nas indústrias de laminação e motores.

No mar, esses equipamentos são instalados em navios, formando os “navios-guindaste”, que são usados principalmente para instalações de construção e atividades de salvamento em alto mar.

No post de hoje, separamos os 5 maiores navios-guindaste do mundo que são usados ​​para diferentes tipos de trabalhos offshore.

1. SSCV Sleipnir

O título de maior navio-guindaste do mundo é atualmente detido pela embarcação semissubmersível SSCV Sleipnir, operado pela Heerema Marine Contractors; o nome Sleipnir vem do lendário cavalo de oito patas de Odin, Deus da mitologia nórdica.

A estrutura possui dois guindastes giratórios, cada um com capacidade de 10 mil toneladas, e os dois operando juntos, portanto, podem levantar incríveis 20 mil toneladas.

A embarcação está equipada com oito propulsores, o que a ajuda a atingir uma velocidade de 12 nós. O comprimento total da lança dos guindastes é de 144 metros, e o sistema de giro, que permite que os guindastes girem em sua cuba, usa os maiores rolamentos do mundo, com 30 metros de diâmetro.

O comprimento total da embarcação é de 220 metros com uma largura de 102 metros, e suporta uma tripulação de até 400 pessoas.

File:SLEIPNIR (50504958661).jpg
SSCV Sleipnir. Imagem de: kees torn, CC BY-SA 2.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0, via Wikimedia Commons.

2. SSCV Thialf

Até 2019, o semi-submersível SSCV Thialf era o maior navio-guindaste do mundo, mas perdeu o título para o Sleipnir. Ambos, no entanto, são operados pela Herrema.

O navio que deu origem ao guindaste foi construído ainda em 1985, mas em 1997 foi adquirido pela Herrema e transformado no gigante Thialf.

Com uma capacidade de içamento de carga de cerca de 14.200 toneladas totais, a embarcação de construção em águas profundas está equipada com dois guindastes.

Ele tem 201 metros de comprimento, 88 metros de largura e capacidade para acomodar 736 pessoas.

SSCV Thialf. Imagem de: User:BoH, GPL http://www.gnu.org/licenses/gpl.html, via Wikimedia Commons.

3. Saipem 7000

Em terceiro lugar está o semissubmersível Saipem 7000, de 198 metros de comprimento por 87 de largura, operado pela empreiteira da indústria de petróleo e gás Saipem S.p.A.

O navio foi construído entre 1985 e 1987, designado inicialmente para instalações de plataformas de petróleo offshore.  

São dois guindastes de elevação, cada um capaz de levantar até 7 mil toneladas.

A embarcação tem uma das melhores tecnologia de lastro e sistema de empuxo do mundo, e possui uma instalação de acomodação para uma tripulação de mais de 700 pessoas.

Saipem 7000 is the world's third largest crane vessel
Saipem 7000. Imagem de: TeeGeeNo at the English-language Wikipedia, CC BY-SA 3.0 http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/, via Wikimedia Commons.

4. Zhen Hua 30

O quarto maior navio-guindaste do mundo, que navega sob bandeira chinesa, é o Zhen Hua 30, construído há 27 anos.

A embarcação, construída pela Zhenhua Heavy Industries, tem um comprimento de 297,6 metros e um feixe de 58 metros, sendo uma única lança com capacidade de elevação de 12 mil toneladas.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Zhen Hua 30. Imagem de: Photo: ZPMC-OTL Marine Contractor Limited (ZOMC).

5. Hyundai-10000

Por fim, o navio-guindaste construído em 2005 pela Hyundai Construction Equipment leva o quinto lugar.

O Hyundai-10000 tem o nome de sua capacidade máxima de elevação: 10 mil toneladas.

A embarcação mede 182 metros de comprimento, 70 metros de largura e 11 metros de profundidade, e o guindaste é fixo, sem sistema giratório.